::: Respeito e Autorespeito

            Todos temos nossas características e muitas vezes nos comparando com os outros nos achamos piores ou menores. Isso acontece porque gostar de si mesmo, apesar de parecer fácil, não o é. Possuir uma verdadeira autoestima é um trabalho de longo prazo. Não podemos confundir a autoestima verdadeira com a arrogância que nada mais é do que uma compensação desastrada de uma baixa autoestima.

            É tão mais fácil ter baixa autestima porque durante a vida somos sempre muito julgados. Nas famílias, nas escolas, enfim em toda a sociedade os atos de se julgar os outros se faz muito presente e com isso aprendemos a julgar os outros bem como nós mesmos. Só que julgar o outro é uma crueldade, pois dá ao outro uma posição que nem sempre corresponde à verdade. Rotula-se o outro e se esquece das coisas que esse outro sofreu e passou. Culpa-se os outros muito facilmente, sem nenhum traço de humanidade.
            Muito melhor do que julgar é refletir. Parece apenas uma troca de palavras, mas na realidade se trata de dois atos totalmente diferentes. Ao refletir ou analisar há a possibilidade de compreensão, aliás, é justamente isso que a reflexão sempre busca: compreender. Com esse tipo de atitude não se coloca o outro numa posição já pré-estabelecida, mas permite-se revelar a verdadeira humanidade por trás das pessoas. Com a reflexão há o respeito pelo outro, passa-se a respeitar quem o outro é.
           Se cada um na sua vida particular pudesse trocar o julgamento pela reflexão o ganho de toda a sociedade seria imenso. Aprenderíamos a respeitar os outros e a nós próprios e desse jeito a autoestima não seria artigo raro. Poderíamos gostar de nós mesmos e nos abrir mais facilmente às diferenças dos outros. A melhor lição que recebi de não julgar o outro foi no período de estágio na faculdade. Eu era inexperiente e recebi meu primeiro paciente. Na supervisão fiz uma observação que na verdade era um julgamento. Lembro-me muito bem do supervisor ter olhado para mim e dito: Sylvio, o paciente chega como pode, não como você quer! Depois dessa aprendi uma bela verdade que me ajuda até hoje quando escuto alguém.
– Sylvio do Amaral Schreiner –
Anúncios

0 Responses to “::: Respeito e Autorespeito”



  1. Deixe um comentário

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 6.054 outros seguidores

Arquivo de Posts

Categorias

:: Desde 09/2011 ::

  • 372,835 visitas

%d blogueiros gostam disto: